quarta-feira, 25 de maio de 2016

FORD ANUNCIA O 1.0 ECOBOOST NO FIESTA JÁ EM JULHO


A Ford anunciou hoje seu novo motor 1.0 12v turbo três cilindros da linha Ecoboost para o mercado brasileiro. Inicialmente o motor não vai ser flex, mas não deve demorar muito para já fazerem a adaptação para poder rodar com etanol também. O primeiro carro a receber o propulsor será o Fiesta, apenas na versão Titanium, que já roda em testes pelo Brasil. A previsão é que o modelo chegue às concessionárias até julho.



O motor três cilindros turbo de injeção direta e comando duplo variável entrega 125 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. Segundo a Ford, é um bloco 40% mais leve que o 1.0 tradicional. O cabeçote também é 15% mais leve. A redução total do motor foi atingida pelo uso de fibra de carbono e alumínio em algumas peças.

A Volkswagen foi uma das primeiras montadoras a trazer para o Brasil um propulsor 1.0 turbo com injeção direta flex, que hoje equipa o Up! na linha TSI. Mas não foi a primeira aposta da Volkswagen nesse tipo de motor. Ela mesmo lançou em 2001 na linha G3 da família Gol, o 1.0 16V turbo de 112cv. Mas não deu muito certo e vamos entender o motivo.

Naquela época o conceito de carro turbo era buscar performance e não eficiência de combustível. Além disso o combustível era muito mais barato que hoje, e com isso o investimento para ter um motor turbo era muito maior que qualquer possibilidade de economia por ter esse tipo de tecnologia. Além disso os motores atuais têm uma melhor eficiência em qualquer faixa de rotação, coisa que o motor da VW não tinha. 

Como deu certo para o Up!, a Hyundai também entrou na onda e trouxe um 1.0 12v flex turbo para o HB20 hatch e sedã. Além claro de carros maiores como a linha toda TSI da Volkswagen que usa turbina para diminuir as cilindradas de seus motores. Ainda temos a linha THP da Citroen e Peugeot que equipam quase que toda a gama de carros das marcas já.

E não para por ai, o novo Honda Civic ganhará um motor 1.5 turbo nas versões mais caras e o Chevrolet Cruze abandonará o motor aspirado 1.8 Ecotec para rodar apenas com um 1.4 turbo. 

Agora é aguardar para que esse novo motor na linha Ford seja capaz de superar o 1.0 Supercharger que equipou Fiesta e Ecosport a alguns anos. Pelo menos no Fusion já deu para ver que o Ecoboost já faz sucesso com o consumidor.







quarta-feira, 18 de maio de 2016

PROJEÇÃO - FORD ECOSPORT 2017

Projeção feita pelo Route 99
Com o facelift chegando na linha EcoSport ainda esse ano, resolvemos fazer uma pequena projeção de como seria o modelo sem o estepe na tampa do porta-malas. Mas a projeção não se resume a isso, pois lá fora já temos esse modelo em produção como está imagem abaixo. Fizemos uma pequena mudança no comprimento do carro para que com isso ganhe uma das coisas que mais fazem falta nesse carro, ainda mais quando lembramos que ele tem versões que chegam a custar 90 mil reais.

Ecosport Oficial

Como costumamos dizer, “cortaram a traseira dela com facão”. Sim, o carro nasceu para ter aquele pneu na traseira e sem ele, fica clara a falta de volume na região. A Ford poderia sem nenhum problema aumentar o volume da traseira, ganhando além de visual equilibrado, um porta-malas muito maior como a da Duster por exemplo.

Gostou da projeção? Não gostou? Não esquece de deixar seu comentário, isso ajuda a cada dia melhorar nosso blog. 

terça-feira, 17 de maio de 2016

RENAULT KWID VAI MAL NO GLOBAL NCAP


Umas das apostas para fazer sucesso na briga contra Volkswagen Up! e Fiat Mobi e já confirmado para o Brasil, o Renault Kwid teve sua primeira notícia ruim. No teste de colisão o carro foi nota zero em proteção para adultos e recebeu 2 estrelas para proteção de crianças.

Notas do teste com Airbag

O modelo testado vendido na Índia não possui freios ABS e nem Airbag para o passageiro. Em resposta ao teste, a montadora Renault disse que vai reforçar o carro e refazer os testes. Mas é o tipo de coisa que a montadora testa enquanto desenvolve o carro, não tem como ser uma surpresa para a montadora a baixa resistência de sua carroceria.

Modelo com Airbag para o motorista
Visão superior da área de colisão

O curioso que a versão sem nenhum Airbag foi ainda pior nos testes, deformando de forma grave a carroceria. A coluna "A" se dobra totalmente tirando qualquer proteção para a cabeça e corpo. 

Carroceria após impacto

Como pode um carro ter resultados tão distintos de deformação de carroceria? O fato de tirar o Airbag do carro não deveria afetar a deformação programada dela. Seria possível a Renault fazer um carro com duas qualidades distintas de material para cortar custos de produção?



Agora é esperar os testes do modelo nacional que deve chegar esse ano ainda aqui no Brasil. Vamos torcer para que revejam isso pois seria um retrocesso ter um carro lançado com essas notas em segurança.

SEMANA ROUTE 99 - PASSEIO DE RS6 E NOVA SW4 / ENCONTRO SERRA AZUL DE MOTOS / FIM DO FIAT PALIO / NOVA FIAT STRADA

Mais uma semana se passou e começamos agora nos dedicar mais a esse blog. Esse vai ser um post semanal que mostra o resumo do que vimos, ouvimos e lemos por aí sobre o mundo dos carros. Essa postagem não tem objetivo jornalístico, é só um papo entre amigos no qual eu conto coisas bacanas que aconteceram por aqui.

Passeio de Audi RS6 V8 Bi-Turbo 


Domingo foi dia de conhecer um sonho de criança, esse belo Audi RS6 Avant já em seu ultimo modelo 2016. Poderia ficar aqui uma semana inteira falando desse carro e de quão feliz fiquei de poder conhece-lo de perto.




A primeira coisa que me chamou a atenção foi a cor cinza solida (cinza-nardo). O prata se popularizou tanto nos carros que esqueceram que existia essa cor cinza? Talvez em carros comuns fique sem graça, mas nesse carro a cor ficou fantástica. Perfeita para quem não quer chamar a atenção a 4km de distância com aquele vermelho da Audi, mas não quer cair na mesmice de um carro preto ou branco. 




O carro tem tudo que se pode imaginar de tecnologia e luxo embarcados, porém ainda não possui aquele painel dos novos carros da Audi com GPS integrado. Talvez futuramente ele ganhe essa opção, pois hoje o foco parece ser todo na esportividade de ver esses dois ponteiros físicos subindo em uma velocidade inimaginável.




Esse é daqueles carros que você sai com dor de cabeça de tanta força G nas arrancadas. São 560cv. O corpo cola no banco e a sensação de "isso aqui vai decolar" é surreal. Um sonho realizado já. Só falta agora poder comprar o meu! Preço do brinquedo? R$590.990,00. Achou caro? Bom andamos em um quase 1/3 do valor...

Passeio na nova Toyota SW4



Andei em uma nova SW4 e apesar do preço bem alto (R$230,000) é um baita de um SUV. De mimos que pude reparar achei todos, mas a TrailBlazer chega com muito mais coisa ainda por 40 mil reais a menos e andando bem mais com seu motor 2.8. Fica difícil pra SW4 mostrar bom custo x benefício.



E claro que não pude deixar de reparar no famoso relógio do Ford Del Rey ali no painel (rs). Como meu amigo Victor diz, "se eu ganhasse na mega compraria". Ganhando na mega fica mais fácil mesmo cogitar qualquer coisa que gostemos na nossa garagem kkkkkk...

Filmagens e fotos do Ford Ka


Teve a avaliação do Ford Ka que já está aqui no blog. Estou acabando de editar o vídeo para que entre essa semana já no youtube. Chegou aqui e não conhece nosso canal no YouTube? Entra lá: Route 99 Brasil ou só clicar nesse link:
www.youtube.com/channel/UC_FWkQdmIZIygbLNUkX9oSw 
do qual estou esperando o YouTube liberar a URL com o nome do canal certinho. 



Flagras da semana

Seguindo temos alguns flagras das ruas de Campinas:



Ferrari 458 Perfeita 


Corolla Titan


Polo GT

Hoggar X-Line bem carregada


Mini Cooper S Laranjão
Encontro no Serra Azul

Fui também no posto Serra Azul na Rodovia Bandeirantes. Como todo domingo o encontro de motos fica bem cheio. Segue algumas das fotos que tirei por lá.


Ninjinha 300


Yamaha Fazer 600 


Kawasaki Versys 650


Yamaha R1


CB300 e Twister


Yamaha Fazer 150


Triumph


Honda Shadow 750


Honda Hornet 600
Fim do Fiat Palio Fire 




Tivemos também o anuncio do fim do velho e famoso Palio, aquele antigo sabe? Aquele que se você tirar a porta dele e por nos de hoje cabe direitinho (quase, pois mudaram um vinco lateral). Lançado lá para 1997 era um carrinho com design bem bacana frente ao Gol Bolinha. Seu estilo com teto mais elevado e formas mais arredondadas fez com que ele conseguisse viver e gerar muitos filhos que foram competitivos nas vendas. Até hoje a Strada é líder do segmento.


Montagem do 4 Rodas da Depressão
Junto do Palio parece que Idea, Doblo Furgão, Siena EL e Weekend se despedem do mercado também. E mais uma perua nos deixa... sobrando apenas a Spacefox como representante. Apesar da VW inventar que ela é uma SportVan e não uma StationWagon. 

Nova Fiat Strada com porte de Renault Oroch
Print tirado do Facebook

Tivemos também a notícia da nova Strada ter porte de Oroch, deixando muita gente de cabelo em pé por não entender que a Toro não concorre com Oroch. Apesar de propostas semelhantes e porte idem, são carros com refinamento de acabamento e plataformas bem distintos. A nova Strada vai seguir a receita da Renault e fazer a Strada derivada no novo modelo que vem substituir Palio e Punto ao mesmo tempo. Imagine um Sandero da Fiat, agora faça uma picape dela e vai ter a nova Strada. 

Foto aleatória do acervo pessoal

Praia em Ubatuba - SP

Então é isso pessoal. Essa foi a semana do Route 99, essa última foto não fez parte dela, mas como tinha que finalizar tive que achar uma foto legal. Finjam que é uma Oroch que foi o último assunto. Como falei no início, essa semana Route 99 não tem objetivo de ser nada mais nada menos que um diário de bordo do canal. Um bate papo entre amigos. Como vídeos ainda temos poucos vamos tocando o barco por aqui. Um forte abraço a todos e até a próxima!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

AVALIAÇÃO COMPLETA - FORD KA 1.0 12V SE 2015


A avaliação de hoje é do Ford Ka 1.0 SE 2015. Desenvolvido no Brasil, mas sendo um projeto global junto da Ford EcoSport, chegou às lojas em setembro de 2014 partindo de R$ 35.390 na versão SE. Hoje esse mesmo modelo é vendido por R$ 41.990. O modelo tem a carroceira hatchback de quatro portas, dotado de motor bicombustível 1.0 de três cilindros que gera 85 cavalos quando abastecido com etanol. 

Potência essa que pode facilmente ser percebida em suas acelerações. O motor quando exigido, se mostrou bem esperto e o ronco diferenciado dos 3 cilindros trabalhando cativou ainda mais. Comparando com o 1.0 16v da Renault, o Ford se mostrou muito mais rápido no 0-100km/h além das retomadas muito mais ágeis. Hoje dificilmente um motor 1.0 aspirado vai superar os números desse motor.

O design do carro agradou mais após conhecer de perto do que vendo pelas ruas. O estilo com cintura alta desde a frente do carro, que hoje é adotado pela maioria dos modelos como Fiat Palio e Nissan March, fez com que o Ford Ka tivesse bastante espaço para utilizar o famoso bocal "Aston Martin" sem ficar desproporcional ao restante do conjunto.


A chave tem o design bem bonito, seguindo o estilo canivete tem acabamento cromado e preto fosco. O bacana dela é poder abrir o porta-malas com 2 cliques, evitando assim a necessidade de ter que inserir a chave na tampa para realizar a abertura. Temos ainda o aviso sonoro para facilitar a localização do carro. Ao apertar para destravar o carro a luz de presença do carro liga e permanece acesa até a abertura da porta.

Interior do Ka é bem agradável pessoalmente. Desde a versão SE temos o console central com rádio (esse que já conta com entrada USB e Bluetooth) e acabamento prateado. O Volante tem formas bem volumosas e pode incomodar um pouco no início. Nessa versão não temos comandos no volante, mas ainda assim tem acabamento bonito, misturando tons de prata, preto liso e preto "couro". 

Painel de instrumentos é relativamente pequeno, mas de fácil visualização e bem distribuído, fazendo com que seja fácil a leitura da rotação atual do carro e também quanto combustível ainda possuímos no tanque. Ponto positivo para esse carro que adota um mostrador de combustível bem amplo, porém ponto negativo de não ter a marcação de temperatura do motor. 


Medindo 3,89m de comprimento, ele surpreende pelo espaço interno avantajado. E mesmo com grande folga de espaço o painel ainda tem estilo alongado. Esqueça aqueles para-brisas colados no volante como no Agile, no Ka o para-brisa termina bem longe das mãos do motorista. 

Falando um pouco mais sobre o motor 1.0 de 3 cilindros com 12 válvulas que usa a nomenclatura TiVCT. Esse que promete chegar com uma versão turbo em breve, surpreende como casou perfeitamente com o carro. Tanto a versão 1.0 quanto a 1.5 foram classificadas com nota A nos testes do Conpet/Inmetro. Além de potência e economia (em nossos testes o carro fez exatos 10km/L em um percurso de 60km combinando acelerações fortes em trechos urbanos e rodoviários). O carro também possui o sistema de partida a frio Easy-Start, que pré-aquece o combustível na hora de ligar o carro.

O Ford Ka oferece muito conforto ao dirigir, com direção elétrica de série, o carro não se mostra leve demais na rodovia e na cidade temos o peso ideal para manobras. O ajuste de suspensão é muito bom como praticamente todos modelos da Ford que já testamos. Diferente do Nissan March que tem estilo de carroceria semelhante, o Ka passa uma sensação de segurança maior em curvas, talvez por ser mais perto do solo que seu rival. 

O câmbio utilizado pela Ford está bem adequado também. Macio nos engates e bem mais preciso que o Nissan March e Fiat Palio. As marchas são na posição mais tradicional que conhecemos e a Ré não exige acionamento diferenciado. A manopla tem desenho simples, mas de bom gosto. A altura dela é ideal, fugindo daquela do Fiesta Rocam alta igual de um SUV mais antigo.

Um dos problemas que pudemos encontrar no carro foram as saídas de ar. As centrais pareciam entupidas, ao tentar apontar para o motorista e passageiro os dutos se fechavam. A solução seria utilizar as laterais, mas essas também pareciam ter um fluxo de ar fraco mesmo na maior velocidade. Talvez um problema dessa unidade porem ao conversar com proprietários desse carro o problema da saída central se fechar ao apontar para o motorista parece ser padrão mesmo.


Apesar desse problema o ar gela bem a cabine e de forma rápida. Raramente precisamos utilizar mais que a velocidade 1 com o MAX A/C ligado. Os botões são de fácil manuseio, não tão leves como os do HB20 mas não tão pesados quando de outros modelos como o Uno.

O console central que já vem com o rádio desde a versão de entrada deixa o carro com um ar bem moderno. Nessa nova geração de populares acredito que todos já tenham abolido as saídas de ar centrais redondas que foram febre nas ultimas gerações. O próprio rádio segue um design único, bom para evitar roubos de aparelhos, pois além de bem mais difícil de tirar ele do console, todos carros já vêm com ele de série, fazendo com que ele não tenha mercado paralelo praticamente.

Ele conta com todas funções básicas que se espera de um aparelho de som, mas a Ford foi um pouco além e colocou já de série Bluetooth também. Os botões do teclado numérico estão ali também. Diferente da EcoSport que avaliamos, a navegação dele é mais simples. Não temos um menu complexo, então a navegação é toda "para cima e para baixo e selecionar". A entrada USB é nele mesmo, evitando aquele trabalho de abrir porta luvas para colocar um pendrive.

A Ford ainda colocou um console central superior que serve como suporte de celular. Isso já deve virar algo comum em novos lançamentos de populares, como já pudemos ver no novo Fiat Mobi. Algo extremamente simples que demorou muito para as montadoras pensarem em colocar em seus carros. 

Voltando para o lado de fora do carro, uma das coisas que mais chamaram atenção foram as maçanetas do Fiesta usadas no Ka. Elas são bem grandes e deixam o carro com uma sensação de maior robustez. Pegue uma maçaneta do Gol e depois do Ka e vai perceber exatamente do que estou falando. 

Outra coisa que nos chamou atenção positivamente foi a Ford investir em uma lanterna dois andares. Diferente de outros modelos populares que a luz de freio e presença compartilham a mesma lâmpada, a Ford fez elas separadas pelas luzes de seta e ré. Qual o ganho disso? Estético apenas. Mas mostra um capricho a mais na hora de projetar o carro. Temos ai de exemplo o Civic que é um carro de categoria superior e tem o conjunto de iluminação simples com freio e presença únicos.

O porta-malas é pequeno como se espera de um compacto, com 257L dá para atender um casal em viagens sem problemas. Se for viajar com a família toda é preciso combinar bem o que cada um vai levar. Ele tem forro na parte traseira do banco, isso é algo essencial que muitos carros ainda inventam de colocar metal exposto nessa região, que arranha com o tempo e deixa o carro com cara de velho rapidamente. Por outro lado, as laterais têm acabamento plástico, que arranha com facilidade. Ou seja, vai ser difícil disfarçar o uso do porta malas com o tempo

A parte de iluminação do Ka é boa, apesar do farol ser simples contanto apenas com uma parábola, ele tem bom alcance e ilumina de forma desejada a rua de noite. Falta nessa versão o farol de neblina, mas podemos encontrar ela nas versões mais caras do carro. O farol conta com mascará negra (que na verdade é não cromar a peça por questão de custo, mas que por outro lado deixa um ar mais "esportivo" ao farol) e luz de presença deslocada do foco do farol. Mais uma vez um detalhe simples, mas que deixa esteticamente mais refinado.

O acabamento interno das portas apesar de terem um acabamento bonito visualmente, tem plásticos que riscam com certa facilidade. Nessa unidade que testamos dá para ver bem marcas de uso na região ali do porta garrafas.

O tecido presente ali na porta também estava se soltando, faltou capricho dá Ford nesse ponto. De resto a porta tem a caixa de som em uma posição elevada deixando que o som não seja abafado pelas pernas do motorista e passageiro. Além disso, sobra muito espaço para os portas garrafas, podendo até colocar uma garrafa de 1,5L sem problemas.

Equipado nessa versão com rodas de ferro aro 14" e calotas (bem arranhadas por sinal rs), a Ford optou por usar pneus 175 65 R14. Eles são suficientes para encontrar equilíbrio em maciez pelo perfil alto, e performance por não ter pneus muito largos. Apesar dá largura menor o carro não destraciona com facilidade e parece agarrar bem em curvas. Em situações de arrancadas mais fortes ele canta pneu até de 2ª, mas rapidamente para de girar em falso e puxa o carro. O desenho dá calota é simples, usa o design 8 raios, mas que no final parecem 4.

Esse modelo testado é uma unidade 2015, hoje a tabela FIPE dele é R$33.509,00 (consulta dia 13/05/2016), lembrando que é um carro completo de fabrica acaba se tornando uma opção bem interessante nessa faixa de preço. Em uma pesquisa breve encontramos carros variando preço de R$30.900 até R$34.000,00 para essa versão do Ka.

Para pular para a versão mais completa, a Plus, temos preços partindo aí de R$34.000 e indo até R$37.000. Seus concorrentes mais diretos como Palio, March, HB20 e Gol tem versões em preços bem semelhantes, porem vale lembrar que dentre as opções 1.0 o Ka é o que tem melhor conjunto mecânico. O Ka ainda tem opção de motor 1.5 16v para quem busca mais performance.
Pontos Positivos: 
  • Espaço interno 
  • Design moderno 
  • Desempenho 
  • Consumo 


Pontos Negativos:

  • Qualidade dos plásticos 
  • Ausência do Farol de Neblina 
  • Partida pesada 
  • Preço Inicial de R$41.990,00 

Minha conclusão final sobre o Ford Ka 1.0 SE é de que é uma ótima compra para quem busca um carro dessa categoria. O preço de tabela está bem alto, mas é possível encontrar em promoção nas lojas por até R$39.000,00. Como modelo usado é um dos mais completos dentro dá faixa de preço e ano do carro. De mais positivo fica a desenvoltura desse 1.0 que anda com a maioria dos 1.4 vendidos hoje em nosso mercado e até mesmo com o 1.6 8v da Renault. Ele substitui bem o Fiesta Rocam mas deixa um buraco de preço onde o antigo Ka atendia. Mas não parece estar nos planos dá Ford uma versão mais "pelada" do carro.

Gostaram dá avaliação? Faltou algum detalhe? Quer saber algo que esqueci de falar? Deixe nos comentários que vai ser um prazer poder te responder. O vídeo já está em produção e deve sair no Youtube em breve! Na sequência seguem mais algumas fotos do carro. Um forte abraço!


Itens de série:
  • Ar-condicionado
  • Direção com assistência elétrica
  • Vidros e travas elétricas
  • Porta-celular
  • Sistema de som com conexão Bluetooth e entrada USB
  • Volante com ajuste de altura
  • Limpador e desembaçador do vidro traseiro
  • Chave canivete
  • Maçanetas e retrovisores na cor do carro
  • ABS
  • Airbag Duplo
  • Limpador e Desembaçador traseiros













A Fiat tentou enganar o consumidor brasileiro com o Linea!

 Mesmo a Fiat tentando emplacar o Liena como médio, mesmo ele sendo um compacto, não deixa de ser uma boa compra!