A Ford anunciou hoje seu novo motor 1.0 12v turbo três cilindros da linha Ecoboost para o mercado brasileiro. Inicialmente o motor não vai ser flex, mas não deve demorar muito para já fazerem a adaptação para poder rodar com etanol também. O primeiro carro a receber o propulsor será o Fiesta, apenas na versão Titanium, que já roda em testes pelo Brasil. A previsão é que o modelo chegue às concessionárias até julho.
O motor três cilindros turbo de injeção direta e comando duplo variável entrega 125 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. Segundo a Ford, é um bloco 40% mais leve que o 1.0 tradicional. O cabeçote também é 15% mais leve. A redução total do motor foi atingida pelo uso de fibra de carbono e alumínio em algumas peças.
A Volkswagen foi uma das primeiras montadoras a trazer para o Brasil um propulsor 1.0 turbo com injeção direta flex, que hoje equipa o Up! na linha TSI. Mas não foi a primeira aposta da Volkswagen nesse tipo de motor. Ela mesmo lançou em 2001 na linha G3 da família Gol, o 1.0 16V turbo de 112cv. Mas não deu muito certo e vamos entender o motivo.
Naquela época o conceito de carro turbo era buscar performance e não eficiência de combustível. Além disso o combustível era muito mais barato que hoje, e com isso o investimento para ter um motor turbo era muito maior que qualquer possibilidade de economia por ter esse tipo de tecnologia. Além disso os motores atuais têm uma melhor eficiência em qualquer faixa de rotação, coisa que o motor da VW não tinha.
Como deu certo para o Up!, a Hyundai também entrou na onda e trouxe um 1.0 12v flex turbo para o HB20 hatch e sedã. Além claro de carros maiores como a linha toda TSI da Volkswagen que usa turbina para diminuir as cilindradas de seus motores. Ainda temos a linha THP da Citroen e Peugeot que equipam quase que toda a gama de carros das marcas já.
E não para por ai, o novo Honda Civic ganhará um motor 1.5 turbo nas versões mais caras e o Chevrolet Cruze abandonará o motor aspirado 1.8 Ecotec para rodar apenas com um 1.4 turbo.
Agora é aguardar para que esse novo motor na linha Ford seja capaz de superar o 1.0 Supercharger que equipou Fiesta e Ecosport a alguns anos. Pelo menos no Fusion já deu para ver que o Ecoboost já faz sucesso com o consumidor.
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