domingo, 17 de julho de 2016

AVALIAÇÃO COMPLETA - NISSAN MARCH 1.6 16V SR

Lançado no final de 2011, o Nissan March tinha como objetivo ser o primeiro carro japonês popular vendido no Brasil. A receita não foi de todo sucesso, o March nunca brigou por liderança do segmento mas nunca deixou de ser uma boa compra. Hoje avaliamos um modelo 1.6 16v SR 2011/2012.
A versão SR que deveria ser a topo de linha enganava em alguns pontos. No lançamento esse carro não possuía freios ABS (que a Nissan demorou meses para disponibilizar na linha March), alem disso o carro não tinha o bocal com acabamento cromado e nem farol de neblina. Itens básicos que o carro poderia oferecer nessa versão SR em vista que estavam presentes na SL.
Apesar dessas pequenas mancadas, o carro é bem completo. Temos rodas de liga leve aro 15 com pintura cinza, temos faixas laterais, saias na dianteira, lateral e traseira exclusivas da versão SR. O resto encontramos o mesmo pacote SV que são ar condicionado, Airbag duplo, radio com MP3, ajuste de altura do banco, ajuste de altura do volante, direção elétrica, vidros elétricos nas 4 portas e limpador e desembaçador traseiros.
O painel de instrumentos é simples e direto. Temos o velocímetro na parte central, o marcador de RPM em um tamanho menor ao lado esquerdo e na direita o pequeno computador de bordo. A iluminação branca ajuda na visualização, mas não temos ajuste de intensidade da mesma. O marcador de combustível é digital e bem pequeno, até chegar em meio tanque o carro consumiu mais da metade do combustível que cabe nele, criando uma falsa impressão de durabilidade que após passar do marcador de meio tanque some, pois ali o carro tem bem menos de meio tanque.
Ponto esse negativo de novo do carro. O tanque é bem pequeno e mesmo com toda a economia desse motor, a autonomia final é baixa por conta dos 40L de capacidade do mesmo. Falando em consumo, esse motor 1.6 aliado ao baixo peso do carro é uma receita de sucesso. O motor tem potência de sobra então não precisa esticar marchas para andar, isso resulta em uma economia de combustível muito positiva.
Raramente é possível unir performance e economia no mesmo carro. Hoje com motores turbo até estamos voltando a poder ter isso, mas em carros aspirados o March é um desses poucos aspirados econômicos e rápidos. Estamos falando de um carro que consegue fazer 0-100kmh em 9,5s e logo após ter o consumo de 18km/L em uma rodovia com velocidade de 80km/h. Achou pouca a velocidade? Em 120kmh o consumo é em média 15km/L na gasolina contra 12km/L no etanol. Sempre com ar ligado e 2 pessoas no carro.
O carro não tem um ajuste de suspensão esportiva e é equipado de fábrica com pneu 175 65 R15. Por conta disso fica devendo e muito em estabilidade. Além de não ser muito dura a suspensão é alta, deixando o centro de gravidade alto demais para poder abusar nas curvas. Solução encontrada pelos donos? Pneus 195 55 R15. Com maior área de contato com o solo e altura pouco mais baixa pelo perfil do pneu, o carro melhora e muito seu comportamento. Além de evitar destracionar em toda curva que você entrar acelerando.
Na parte interna o Nissan March surpreende pelo seu espaço interno. Não chega ser igual ao irmão Versa, claro, mas pelas dimensões externas se espera um carro bem apertado como o Volkswagen Gol. Não é isso que encontramos no March, seu teto mais elevado permite que os passageiros tenham uma posição de dirigir mais alta, e isso faz com que o motorista não precise dirigir com as pernas esticadas na horizontal e sobra espaço para os que vão no banco traseiro que também não sofrem com joelhos altos. Mas todo esse espaço para passageiros tem seu preço, e ele está no porta malas de dimensões reduzidas, mas que seguem os padrões da categoria com seus 265L de capacidade. 
O carro conta com ajuste de tempo dos limpadores além das funções já tradicionais. Além disso possui os comandos de limpador traseiro também na mesma aleta.
O rádio tem design simples, um aparelho 2 andares com entrada pra CD e AUX. Fica devendo USB e Bluetooth presente no New March. A qualidade de áudio é na média, não surpreende, mas também não decepciona. Temos 6 memorias de estação entre outras funções básicas como ajustes de áudio, relógio, localizador de estações locais e por assim vai. Os comandos de ar condicionado são simples e o acionamento de circulação de ar interna/externa é manual ainda. Ele gela bem e de forma bem rápida para o tamanho da cabine do carro.

As portas têm bom angulo de abertura, praticamente 80º que facilita o acesso de objetos e pessoas pelas portas. O acabamento não é um ponto forte desse carro, além do design interno estilo "bolhas", com várias regiões arredondadas e em forma de bola. A Nissan optou por colocar tecidos em uma pequena região da porta dianteira, mas deve eles na porta traseira. Maçanetas cromadas e detalhes em cinza claro ajudam a quebrar esse excesso de preto do interior.
O farol segue o desenho arredondado do carro, monoparabola e com a luz indicadora de direção na região central. Carro com essa posição de luzes de direção precisavam ser obrigados a ter repetidores de setas nas laterais, item que esse March não possui. Fora isso ele ilumina bem tanto em farol baixo quanto em farol alto.
Apesar de suas saias esportivas o carro não perde muito em altura do solo em relação a versão SL. Elas são instaladas por cima das peças originais do carro e não tiram muito o angulo de saída. Na frente se perde um pouco mais por conta do design mais pontudo, mas nada muito grave. Como dá para ver pelas fotos o carro consegue andar em estradas de terra sem ficar batendo e raspando no chão.
Pontos positivos:
  • Desempenho
  • Consumo
  • Preço

Pontos negativos:

  • Seguro elevado por conta da versão
  • Falta de ABS e farol de neblina
  • Preço de peças de reposição

Preço desde 0km (Nov/11 - Jul/17)
Com preço de tabela FIPE em R$25.789,00 (consulta dia 17/07/2016) é uma opção interessante para quem busca um carro com visual diferenciado, precisa de um compacto mas busca um pouco mais de espaço interno. Aliado a tudo isso ainda encontra um carro que anda bem e é econômico. É preciso ficar atento ao preço do seguro, que diferente da versão SL, essa tem um valor mais salgado pelo "macacão de corrida". Se puder esticar o orçamento, o ideal é buscar um 2013 já com farol de neblina e ABS na versão SR Premium.

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