Lançado no final de 2011, o Nissan March tinha como objetivo ser o primeiro carro japonês popular vendido no Brasil. A receita não foi de todo sucesso, o March nunca brigou por liderança do segmento mas nunca deixou de ser uma boa compra. Hoje avaliamos um modelo 1.6 16v SR 2011/2012.
A versão SR que deveria ser a topo de linha enganava em alguns pontos. No lançamento esse carro não possuía freios ABS (que a Nissan demorou meses para disponibilizar na linha March), alem disso o carro não tinha o bocal com acabamento cromado e nem farol de neblina. Itens básicos que o carro poderia oferecer nessa versão SR em vista que estavam presentes na SL.
Apesar
dessas pequenas mancadas, o carro é bem completo. Temos rodas de liga leve aro
15 com pintura cinza, temos faixas laterais, saias na dianteira, lateral e
traseira exclusivas da versão SR. O resto encontramos o mesmo pacote SV que são
ar condicionado, Airbag duplo, radio com MP3, ajuste de altura do banco, ajuste
de altura do volante, direção elétrica, vidros elétricos nas 4 portas e
limpador e desembaçador traseiros.
O painel de instrumentos é simples e direto.
Temos o velocímetro na parte central, o marcador de RPM em um tamanho menor ao
lado esquerdo e na direita o pequeno computador de bordo. A iluminação branca
ajuda na visualização, mas não temos ajuste de intensidade da mesma. O marcador
de combustível é digital e bem pequeno, até chegar em meio tanque o carro
consumiu mais da metade do combustível que cabe nele, criando uma falsa
impressão de durabilidade que após passar do marcador de meio tanque some, pois
ali o carro tem bem menos de meio tanque.
Ponto
esse negativo de novo do carro. O tanque é bem pequeno e mesmo com toda a
economia desse motor, a autonomia final é baixa por conta dos 40L de capacidade
do mesmo. Falando em consumo, esse motor 1.6 aliado ao baixo peso do carro é
uma receita de sucesso. O motor tem potência de sobra então não precisa esticar
marchas para andar, isso resulta em uma economia de combustível muito positiva.
Raramente é
possível unir performance e economia no mesmo carro. Hoje com motores turbo até
estamos voltando a poder ter isso, mas em carros aspirados o March é um desses
poucos aspirados econômicos e rápidos. Estamos falando de um carro que consegue
fazer 0-100kmh em 9,5s e logo após ter o consumo de 18km/L em uma rodovia com
velocidade de 80km/h. Achou pouca a velocidade? Em 120kmh o consumo é em média
15km/L na gasolina contra 12km/L no etanol. Sempre com ar ligado e 2 pessoas no
carro.
O carro não tem um ajuste de suspensão esportiva e é equipado
de fábrica com pneu 175 65 R15. Por conta disso fica devendo e muito em
estabilidade. Além de não ser muito dura a suspensão é alta, deixando o centro
de gravidade alto demais para poder abusar nas curvas. Solução encontrada pelos
donos? Pneus 195 55 R15. Com maior área de contato com o solo e altura pouco
mais baixa pelo perfil do pneu, o carro melhora e muito seu comportamento. Além
de evitar destracionar em toda curva que você entrar acelerando.
Na
parte interna o Nissan March surpreende pelo seu espaço interno. Não chega ser
igual ao irmão Versa, claro, mas pelas dimensões externas se espera um carro
bem apertado como o Volkswagen Gol. Não é isso que encontramos no March, seu
teto mais elevado permite que os passageiros tenham uma posição de dirigir mais
alta, e isso faz com que o motorista não precise dirigir com as pernas
esticadas na horizontal e sobra espaço para os que vão no banco traseiro que
também não sofrem com joelhos altos. Mas todo esse espaço para passageiros tem
seu preço, e ele está no porta malas de dimensões reduzidas, mas que seguem os
padrões da categoria com seus 265L de capacidade.
O
carro conta com ajuste de tempo dos limpadores além das funções já
tradicionais. Além disso possui os comandos de limpador traseiro também na
mesma aleta.
O
rádio tem design simples, um aparelho 2 andares com entrada pra CD e AUX. Fica
devendo USB e Bluetooth presente no New March. A qualidade de áudio é na média,
não surpreende, mas também não decepciona. Temos 6 memorias de estação entre
outras funções básicas como ajustes de áudio, relógio, localizador de estações
locais e por assim vai. Os comandos de ar condicionado são simples e o
acionamento de circulação de ar interna/externa é manual ainda. Ele gela bem e
de forma bem rápida para o tamanho da cabine do carro.
As portas têm bom angulo de abertura,
praticamente 80º que facilita o acesso de objetos e pessoas pelas portas. O
acabamento não é um ponto forte desse carro, além do design interno estilo
"bolhas", com várias regiões arredondadas e em forma de bola. A
Nissan optou por colocar tecidos em uma pequena região da porta dianteira, mas
deve eles na porta traseira. Maçanetas cromadas e detalhes em cinza claro
ajudam a quebrar esse excesso de preto do interior.
O farol segue o desenho arredondado do carro,
monoparabola e com a luz indicadora de direção na região central. Carro com
essa posição de luzes de direção precisavam ser obrigados a ter repetidores de
setas nas laterais, item que esse March não possui. Fora isso ele ilumina bem
tanto em farol baixo quanto em farol alto.
Apesar de suas saias esportivas o carro não
perde muito em altura do solo em relação a versão SL. Elas são instaladas por
cima das peças originais do carro e não tiram muito o angulo de saída. Na
frente se perde um pouco mais por conta do design mais pontudo, mas nada muito
grave. Como dá para ver pelas fotos o carro consegue andar em estradas de terra
sem ficar batendo e raspando no chão.
Pontos positivos:
- Desempenho
- Consumo
- Preço
Pontos negativos:
- Seguro elevado por conta da versão
- Falta de ABS e farol de neblina
- Preço de peças de reposição
Preço desde 0km (Nov/11 - Jul/17) |
Com preço de tabela FIPE em R$25.789,00 (consulta dia 17/07/2016) é uma opção interessante para quem busca um carro com visual diferenciado, precisa de um compacto mas busca um pouco mais de espaço interno. Aliado a tudo isso ainda encontra um carro que anda bem e é econômico. É preciso ficar atento ao preço do seguro, que diferente da versão SL, essa tem um valor mais salgado pelo "macacão de corrida". Se puder esticar o orçamento, o ideal é buscar um 2013 já com farol de neblina e ABS na versão SR Premium.
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