No primeiro duelo de
carros do canal, vamos comparar dois compactos que já estão mais do que
consagrados no mercado brasileiro. Hoje vamos comparar o Nissan March S e o Ford
Ka SE.
Ford Ka SE 1.0 2018 |
Nissan March S 1.0 2018 |
Nissan March da geração anterior possui linhas arredondadas |
Apesar do tempo, o design do Ka ainda agrada ao público |
- Ar condicionado
- Conexão bluetooth
- Direção Elétrica
- My Connection com Comandos de Voz
- My Ford Dock (com entrada auxiliar embutida) com entrada USB para carregamento
- Trava elétrica das portas e Vidros elétricos Dianteiros
- Branco traseiro bipartido
Novos faróis e novo desenho do para-choque caíram muito bem ao carro |
- Ar-condicionado
- Computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio
- Direção elétrica progressiva
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função “one touch” para vidro do motorista
- Ajuste de altura do banco do motorista
My Connection com Comandos de Voz tem botão PHONE diferenciado |
Nissan 1.0 12v 3 cilindros com 77cv |
Ford 1.0 12v 3 cilindros com 85cv |
Painel agradável e volante de boa pegada são destaques no Ford |
Volante lembra os modelos mais caros da linha Nissan, mas a falta do radio é o ponto fraco |
Pneus mais finos ajudam no consumo mas atrapalham na estabilidade |
Calotas presas por parafusos evitam a perda ao passar em buracos |
Modelo 2016 ganhou bancos traseiros bipartido |
Alem de maior, possui menos áreas para riscar devido ao forramento |
O campeão desse duelo é o Ford Ka SE 1.0 |
O Ford Ka já tem programado um
facelift para o ano que vem, seu primeiro. Já o Nissan March já recebeu seu primeiro facelift,
deixando suas linhas arredondadas para trás e ganhando um visual mais agressivo.
Ele recebeu novos faróis,
grade e para-choques. O recorte do capô também precisou ser alterado além da
disposição das luzes na lanternas traseiras. No interior o carro recebeu
alteração no console central basicamente, perdendo as saídas redondas e ganhando
retangulares.
Vamos começar pelas
versões de entrada, o Ford Ka começa com a versão SE 1.0, a partir de R$
44.780,00. Seus principais itens são:
Já o Nissan March começa
na versão S, com preço partindo de R$44.490,00, é pouca coisa mais barato. Seus
principais itens são:
Ambos os carros
contam com ABS e Airbag duplo, itens obrigatórios no mercado brasileiro. Vale
lembrar também do ISOFIX já presente no Ka e ausente no Nissan March.
O Ford Ka então sai na
frente, por oferecer um sistema de rádio completo enquanto no March apenas tem
preparação para som. O ka por outro lado deixa de oferecer vidro elétricos traseiros
e computador de bordo nessa versão, itens que fazem muita falta. Se a dúvida
for entre ambos, vai ter que ver quais são as suas prioridades, mas consideramos que o Ford Ka ainda é o que tem o melhor pacote de entrada.
Em se tratando de motor,
ambos contam com um 1.0 3 cilindros, no da Nissan temos 77cv a 6200RPM e 10kgfm a 4000rpm.A Nissan diz eu o carro tem mesmos números com etanol e gasolina. Já no
Ford, temos 85cv e 10,7kgfm com etanol.
Ambos têm boa desenvoltura
na cidade por entregar um torque bom em baixas rotações (característica comum
dos motores 3 cilindros). Mas o motor da Ford surpreende ainda mais, tendo um
desempenho que lembra muitos carros de cilindrada maior com motor 1.3 e 1.4 por
exemplo. Isso é percebido no 0-100 dos carros, o March faz em 15 segundos contra 13,2 segundos do Ka.
No consumo é um empate, no
trecho urbano temos ambos fazendo 13km/L e no rodoviário 15km/L, sempre com
gasolina. Consumo esse que pode melhorar ainda mais dependendo do modo de
condução e situação da estrada e cidade.
Então mais uma vez o Ford
Ka SE leva, pois com consumo igual ele tem um motor mais ágil. Fazendo o placar
ser 2x0 para o Ford até agora.
Em termos técnicos, o March tem alguns pontos a se destacar, como o uso de freio a disco ventilados
na dianteira, enquanto o Ka usa disco solido. Pro uso comum pode não fazer
muita diferença, mas em um caso de descida de serra, o March seria pouca coisa
mais seguro. Por outro lado, o Ka entrega pneus 175 /65 R14, contra 165/65 R14,
que prejudicam um pouco a estabilidade do Nissan.
O comportamento da
suspensão de ambos é boa e voltadas para o conforto. Porém o ka se segura mais nas
curvas além de inclinar menos a carroceria. Se a proposta é um carro urbano,
não vai sentir falta disso no uso do March. Então podemos dar um ponto para
cada nessa situação, ficando até então 3x1.
Não poderíamos deixar de comparar a capacidade do porta-malas de ambos, já que muitas famílias compram carros compactos como único veículo da família, então em viagens precisa ter um bom porta malas dentro da proposta da categoria.
E é aí que o March marca mais um ponto. Apesar de pouca diferença, o carro tem 265litros contra 257litros do Ford. Por outro lado, ele não tem o banco bipartido que facilitaria muito para quem vai viajar em 3 e tem objetos maiores para carregar. Por conta dessa falha e a pequena diferença de porta malas, ambos recebem 1 ponto. Ficando então nosso placar final 4x2.
Nossa conclusão então é
que o Nissan March é um bom produto, mas a Ford se dedicou mais e deixou o
carro mais atrativo para o consumidor final que busca um compacto de entrada.
Nesse duelo então o nosso ganhador é o Ford Ka SE!!!
E aí, qual o próximo duelo
que vocês querem ver aqui no canal? Deixem nos comentários que se seu duelo for
o escolhido, seu comentário vai aparecer em destaque aqui e no Youtube!!!! Um forte abraço
e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário