terça-feira, 10 de outubro de 2017

DUELO ROUTE 99: NISSAN MARCH S 1.0 VS FORD KA SE 1.0

No primeiro duelo de carros do canal, vamos comparar dois compactos que já estão mais do que consagrados no mercado brasileiro. Hoje vamos comparar o Nissan March S e o Ford Ka SE.

Ford Ka SE 1.0 2018
Nissan March S 1.0 2018


Nissan March da geração anterior possui linhas arredondadas 
Apesar do tempo, o design do Ka ainda agrada ao público

  • Ar condicionado 
  • Conexão bluetooth 
  • Direção Elétrica 
  • My Connection com Comandos de Voz 
  • My Ford Dock (com entrada auxiliar embutida) com entrada USB para carregamento 
  • Trava elétrica das portas e Vidros elétricos Dianteiros
  • Branco traseiro bipartido
Novos faróis e novo desenho do para-choque caíram muito bem ao carro
  • Ar-condicionado
  • Computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio
  • Direção elétrica progressiva
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função “one touch” para vidro do motorista
  • Ajuste de altura do banco do motorista
My Connection com Comandos de Voz tem botão PHONE diferenciado
Nissan 1.0 12v 3 cilindros com 77cv  
Ford 1.0 12v 3 cilindros com 85cv
Painel agradável e volante de boa pegada são destaques no Ford
Volante lembra os modelos mais caros da linha Nissan, mas a falta do radio é o ponto fraco
Pneus mais finos ajudam no consumo mas atrapalham na estabilidade
Calotas presas por parafusos evitam a perda ao passar em buracos
Modelo 2016 ganhou bancos traseiros bipartido
Alem de maior, possui menos áreas para riscar devido ao forramento 
O campeão desse duelo é o Ford Ka SE 1.0

O Ford Ka já tem programado um facelift para o ano que vem, seu primeiro. Já o Nissan March já recebeu seu primeiro facelift, deixando suas linhas arredondadas para trás e ganhando um visual mais agressivo. 

Ele recebeu novos faróis, grade e para-choques. O recorte do capô também precisou ser alterado além da disposição das luzes na lanternas traseiras. No interior o carro recebeu alteração no console central basicamente, perdendo as saídas redondas e ganhando retangulares.

Vamos começar pelas versões de entrada, o Ford Ka começa com a versão SE 1.0, a partir de R$ 44.780,00. Seus principais itens são:


Já o Nissan March começa na versão S, com preço partindo de R$44.490,00, é pouca coisa mais barato. Seus principais itens são:


Ambos os carros contam com ABS e Airbag duplo, itens obrigatórios no mercado brasileiro. Vale lembrar também do ISOFIX já presente no Ka e ausente no Nissan March.

O Ford Ka então sai na frente, por oferecer um sistema de rádio completo enquanto no March apenas tem preparação para som. O ka por outro lado deixa de oferecer vidro elétricos traseiros e computador de bordo nessa versão, itens que fazem muita falta. Se a dúvida for entre ambos, vai ter que ver quais são as suas prioridades, mas consideramos que o Ford Ka ainda é o que tem o melhor pacote de entrada. 

Em se tratando de motor, ambos contam com um 1.0 3 cilindros, no da Nissan temos 77cv a 6200RPM e 10kgfm a 4000rpm.A Nissan diz eu o carro tem mesmos números com etanol e gasolina. Já no Ford, temos 85cv e 10,7kgfm com etanol.

Ambos têm boa desenvoltura na cidade por entregar um torque bom em baixas rotações (característica comum dos motores 3 cilindros). Mas o motor da Ford surpreende ainda mais, tendo um desempenho que lembra muitos carros de cilindrada maior com motor 1.3 e 1.4 por exemplo. Isso é percebido no 0-100 dos carros, o March faz em 15 segundos contra 13,2 segundos do Ka.

No consumo é um empate, no trecho urbano temos ambos fazendo 13km/L e no rodoviário 15km/L, sempre com gasolina. Consumo esse que pode melhorar ainda mais dependendo do modo de condução e situação da estrada e cidade.
Então mais uma vez o Ford Ka SE leva, pois com consumo igual ele tem um motor mais ágil. Fazendo o placar ser 2x0 para o Ford até agora.

Em termos técnicos, o March tem alguns pontos a se destacar, como o uso de freio a disco ventilados na dianteira, enquanto o Ka usa disco solido. Pro uso comum pode não fazer muita diferença, mas em um caso de descida de serra, o March seria pouca coisa mais seguro. Por outro lado, o Ka entrega pneus 175 /65 R14, contra 165/65 R14, que prejudicam um pouco a estabilidade do Nissan. 

O comportamento da suspensão de ambos é boa e voltadas para o conforto. Porém o ka se segura mais nas curvas além de inclinar menos a carroceria. Se a proposta é um carro urbano, não vai sentir falta disso no uso do March. Então podemos dar um ponto para cada nessa situação, ficando até então 3x1. 

Não poderíamos deixar de comparar a capacidade do porta-malas de ambos, já que muitas famílias compram carros compactos como único veículo da família, então em viagens precisa ter um bom porta malas dentro da proposta da categoria. 

E é aí que o March marca mais um ponto. Apesar de pouca diferença, o carro tem 265litros contra 257litros do Ford. Por outro lado, ele não tem o banco bipartido que facilitaria muito para quem vai viajar em 3 e tem objetos maiores para carregar. Por conta dessa falha e a pequena diferença de porta malas, ambos recebem 1 ponto. Ficando então nosso placar final 4x2.

Nossa conclusão então é que o Nissan March é um bom produto, mas a Ford se dedicou mais e deixou o carro mais atrativo para o consumidor final que busca um compacto de entrada. Nesse duelo então o nosso ganhador é o Ford Ka SE!!!

E aí, qual o próximo duelo que vocês querem ver aqui no canal? Deixem nos comentários que se seu duelo for o escolhido, seu comentário vai aparecer em destaque aqui e no Youtube!!!! Um forte abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Fiat tentou enganar o consumidor brasileiro com o Linea!

 Mesmo a Fiat tentando emplacar o Liena como médio, mesmo ele sendo um compacto, não deixa de ser uma boa compra!