sábado, 5 de janeiro de 2019

PEUGEOT HOGGAR: preço, consumo, itens de série, história e fotos


A Peugeot Hoggar foi a tentativa da montadora de entrar na briga de picapes compactas no Brasil. Lançada em Maio de 2010, ela dispunha de 3 versões. A primeira era a X-Line, versão básica destinada para quem precisava de um veículo para trabalho. A segunda era a XR, versão que mantém a mecânica da X-line mas com visual menos trabalho. E por fim temos a Escapade, seguindo a tradição das picapes com estilo aventureiro. 


MOTORIZAÇÃO:


Tanto a XR quanto a X-Line vem equipada com motor 1.4 8v Flex de 82 cv no etanol e 80 cv na gasolina. Seu torque é de 12,8 kgfm em ambos combustíveis. Apesar da potência baixa, a picape se desenvolve bem mesmo com grandes cargas. A economia é um ponto forte também, fazendo médias de 13 km/L na rodovia e 9,1 na cidade com gasolina. Já no etanol temos 10 km/L na estrada e 7 km/L na cidade.


Já a versão Escapade é equipada com motor 1.6 16v de 113 cv (E) e 110 cv (G), enquanto o torque é de 15,5 kgfm (E) e 14,2 kmfm (G). Seu desempenho é bom, porém a falta de torque em baixas rotações fazia dela não tão boa em uso urbano com carga. Seu 0-100 km/h é de 11,9 segundos, contra 14,4 segundos da versão 1.4 8v.

ITENS DE SÉRIE:



O pacote de entrada da Hoggar é básico, ainda que tenha alguns diferenciais frente a concorrentes de entrada também. De série vem equipada com para-choque dianteiro pintado na cor do modelo, manopla do câmbio com detalhe tipo alumínio e rodas de aço de 14 polegadas. Em relação à segurança, o modelo possui chave de ignição codificada (transponder), indicador de manutenção do veículo, lanterna de neblina integrada à lanterna traseira, limpador do para-brisa com temporizador e indexado à velocidade do veículo e protetor de cárter, entre outros. 



A versão também conta com regulagem de altura do banco do motorista e da coluna de direção, para-sol com espelho de cortesia para motorista e acompanhante, aviso sonoro de esquecimento da chave no contato, de luzes acesas e do tanque de combustível na reserva. Há ainda o sistema follow me home (no qual as lanternas e os faróis baixos permanecem acesos por 30 segundos após o fechamento do carro), preparação da fiação para som e ventilação forçada com quatro velocidades. No seu lançamento, essa versão tinha o valor de R$31.400,00.



A versão XR, já vem equipada com faróis dianteiros com máscara negra, duas barras longitudinais no teto da cabine, as quais além da função estética, foram desenvolvidas para ajudar na amarração de carga e auxiliam no acesso à caçamba, ajudado pelo stepside. Nelas, duas barras transversais com dupla posição podem servir de apoio para objetos e têm capacidade de carga para até 70 kg de transporte. 



Conta ainda com pneus de uso misto (Pirelli Scorpion ATR), na medida 175/70 R14 H, calçado em rodas de 14 polegadas com calotas esportivas. A XR disponibiliza ainda relógio digital no painel, faróis de neblina dianteiros com moldura na cor do veículo e direção hidráulica. Essa versão zero km no lançamento era R$35.350.


Já a versão Escapade vem com grade frontal cinza metálica, proteções nas caixas de rodas dianteira e traseira, rodas em liga leve de 15 polegadas (Pirelli Scorpion ATR 185/65 R15 H). Na tampa da caçamba conta com uma grande inscrição alusiva a versão. Ainda vem equipada com ar-condicionado, vidros elétricos com comando seqüencial para o motorista, bancos dianteiros esportivos, que apresentam uma nova padronagem de tecido e retrovisor externo com regulagem interna elétrica. 



Como itens de conveniência, a versão Escapade conta com bolsa para colocação de objetos atrás do banco do passageiro, indicador de temperatura externa, relógio e calendário digital no painel. A versão vem também com dois alto-falantes nas portas dianteiras, travamento automático das portas em velocidade e travas elétricas nas portas com telecomando. Completando os detalhes internos estão as maçanetas das portas, nas pedaleiras e nas saídas do ar-condicionado com acabamento do tipo alumínio. Seu preço era de R$43.500,00

OPCIONAIS:



A Peugeot disponibilizava dois pacotes opcionais. O primeiro era voltado à versão X-Line e conta com ar quente mais ar-condicionado. O segundo reúne travamento automático das portas, vidros elétricos, ar quente, ar-condicionado e telecomando multifunções das chaves para a versão XR. Já a pintura metálica atende a todas as configurações e, no caso de airbag duplo frontal, apenas a Escapade.

CAPACIDADE DE CARGA:


A caçamba do utilitário tem a maior capacidade volumétrica de seu segmento, 1.151 litros e também comporta a maior carga útil entre os concorrentes do segmento: 742 kg na versão X-Line (660 kg na XR e 650 na Escapade). A caçamba também conta com dez pontos de amarração, formados por seis ganchos fixos (três de cada lado) na lateral, mais quatro na parte interna (dois próximos à cabine e outros dois perto da tampa)

MUDANÇAS NA LINHA 2012:


Depois de passado o lançamento, a Peugeot viu que o modelo não estava indo muito bem nas vendas, mesmo que as expectativas fossem de apenas 10% do mercado de picapes compactas, ela fechou o ano de 2010 com apenas 4.026 unidades vendidas. Foi então que a linha 2012 foi lançada já em Julho de 2011, adicionando itens como protetor de caçamba, janela corrediça traseira, relógio digital e direção hidráulica na X-Line. Nova padronagem de bancos também foi adotada na X-line junto da XR assim como o aquecimento se tornou de série. Por fim a Escapade recebeu computador de bordo e protetor de caçamba também de série. 

O FIM:



Mesmo com as melhorias da linha 2012, a Hoggar despencou nas vendas no ano de 2013, não restando muitas alternativas para a montadora a não ser descontinuar o modelo em Julho de 2014. Falhas como a falta de itens básicos como ABS e Airbag apenas opcional da versão mais cara ajudaram no fim do interesse do público pela picape. Outro motivo era a falta de uma cabine dupla, que virou moda após o lançamento da Fiat Strada com essa opção. Apesar de sua carroceria ter um bom espaço interno, ainda perdia para a cabine estendida da concorrência. Depois dela nenhuma outra montadora se arriscou no mundo das picapes compactas no Brasil.





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