quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

O FIM DAS PICAPES COMPACTAS?


Mais um ano chegando ao fim sem grandes novidades para as picapes compactas. A Fiat Strada continua líder fechando Novembro com quase 62 mil unidades vendidas e deve fechar o ano com 65 mil. Qual a receita do sucesso da Fiat Strada e do fracasso de tantas outras concorrentes? É o que vamos tentar analisar hoje!


A Fiat Strada foi lançada lá em 1998 e vem ganhando tapas no visual pra se manter atual. Porém a última mudança foi em 2013, e mesmo assim a picape continua vendendo bem, apesar de em alguns meses perder para a Fiat Toro que é bem mais cara. Ela ainda é vendida em alguns mercados como Ram 750, algo bem curioso pra quem acha que a marca é tradição pura ainda. 


A única explicação para tudo isso é que a maioria dos compradores buscam uma Strada para trabalho mesmo, em suas versões mais básicas principalmente. Sabendo que isso é verdade, fica ainda mais fácil explicar a falta de interesse de todas as concorrentes de entregar também novidades. 


A Volkswagen até investiu pesado na versão Cross, colocando vários itens de conforto e segurança, dando um baile na Strada Adventure. Mas também é uma versão de volume de vendas baixo, logo, não anima nenhuma outra marca também a investir em picapes compactas. 


Chegamos então na 3 colocada nas vendas, que vende ⅙ do volume da líder e ¼ do volume da Saveiro. A Montana continua em linha pois dá continuidade a um modelo de concepção barata e que mesmo sendo considerada feia por muitos, é a versão de trabalho com menos cara de carro de firma. 


A Chevrolet tinha cartas na manga como o facelift do Agile para colocar nela, mas nem se deu ao trabalho de gastar tempo com isso. Outra seria a adoção do 1.8 usado na Chevrolet Spin para equipar a versão Sport, mas também é uma versão sem apelo já com o público. 


De resto temos uma chuva de picapes chinesas que na verdade são pequenos caminhões sem tradição alguma de vendas por aqui. O mais vendido foi o Effa K02 com 33 unidades. 


A última que tentou se aventurar nesse segmento foi a Peugeot com a Hoggar. Eu tive duas e posso te garantir que eram ótimos carros de trabalho e lazer, mas que falhou por erros grotescos da Peugeot desde seu lançamento, até a hora que ela viu que já tinha dado errado e continuou errando.


A Renault que conseguiu dar o passo a frente de “carros francês não aguenta” com os modelos Renault Sandero e Logan, também não quis entrar nessa briga, e preferiu lançar a Renault Oroch de uma vez, que é considerada uma picape média compacta. 


A Ford que sempre teve tradição em picapes conseguiu a proeza de deixar um nome forte como da Courier morrer quase do mesmo jeito que chegou. Se a Ford voltar pra briga, sem dúvidas vai ser pra brigar com a Fiat Toro também. 


Já as outras montadoras nem sonham com projetos para essa categoria também, como Hyundai, Citroen, Nissan e Toyota por exemplo. 


A Fiat Strada 2020 vem aí, cheia de informações cruzadas, onde alguns dizem que tem frente de Mobi e traseira de Strada, outros que é toda baseada no argo e por aí vai. Mas uma coisa é certa, a Fiat tem tudo pra engolir as suas últimas 2 concorrentes se manter a mesma resistência mecânica em uma carroceria mais prática e atual.  


Se errar de alguma maneira como foi com o Grand Siena, que decepcionou os Taxista que esperavam a mesma resistência do Siena, aí quem sabe sobre uma fatia do mercado para a Saveiro e Montana.


Mas eu quero saber a sua opinião sobre as picapes compactas no Brasil. Eu vou ficando por aqui, um forte abraço!

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A Fiat tentou enganar o consumidor brasileiro com o Linea!

 Mesmo a Fiat tentando emplacar o Liena como médio, mesmo ele sendo um compacto, não deixa de ser uma boa compra!