O Volkswagen up chegou na linha 2020 com algumas alterações de pacotes oferecidos, se aproximando muito do que já vimos do Fox, outro modelo encaminhando para sair de linha. Agora com versões chamadas MPI, Connect e Extreme, ele parte de R$49.590, e chega até R$56.890.
Aqui está o primeiro motivo do fracasso de vendas do Up, que é seu preço. A Volkswagen sempre alegou que o modelo é caro para fabricar devido toda a sua estrutura especial para segurar impactos. Quando chegou no Brasil ele tinha a versão de entrada com preço não muito distante do Gol G4, partindo de R$26.900 na versão duas portas e R$28.900 na 4 portas.
Claro que o carro não tinha nada de itens de série além de isofix, abs e airbags. Mas até aí não era problema para um mercado que comprava muito carro de frota pelado ainda. O problema é que as versões mais completas já davam um salto de valor na época, fazendo com que ele ficasse no preço de modelos mais consagrados.
O tempo passou e ele ficou cada vez mais caro e perdendo as versões mais baratas. Hoje em 2019 já como modelo 2020 temos o carro partindo de praticamente 50 mil reais, valor que é possível já achar unidades do seu irmão Fox, equipado com os mesmo equipamentos basicamente do Up Connect de R$54.890 mas entregando motor 1.6 além de mais espaço interno.
O segundo motivo do fracasso do Up foi seu visual. O carrinho sempre apostou em um desenho urbano, que nunca fez muito sucesso em nosso mercado. Veja como modelos como o 108 e C1 nunca foram cogitados pra cá.
O brasileiro compra carro que pareça modelos mais caros, e o Up! falha miseravelmente nisso. Claro que tem quem goste desse novo BR800 além dos que deixa totalmente de lado design na compra, mas os números de vendas provam que isso é uma grande minoria.
O terceiro motivo é algo bem curioso, pois a maioria dos compradores apoiam a compra do modelo por sua segurança, mas o carrinho nunca teve controle de estabilidade apesar de ter controle de tração em algumas versões. Além disso airbags laterais e de cortina também não fazem parte dos itens de segurança do carro.
Ao mesmo tempo que o brasileiro em geral ainda não liga tanto pra esse tipo de coisa, e dá prioridade para o item 2 que é o design mais elaborado.
Com pouca mais de 300.000 unidades vendidas, passou bem longe das expectativas da montadora e se continuar dessa maneira a tendência é de fato ele sair de linha sem ganhar substituto direto, sobrando espaço para o possível novo Gol.
Mas e você, o que acha do Up? Gosta do carro? Acha que foi pouco valorizado pelo brasileiro? Ou acha que pra ser seguro não precisa parecer um gurgel? Deixa aí nos comentários que eu quero saber!
Simplesmente incrível o TSI.
ResponderExcluirEu gosto do Up! Acho um carro compacto, econômico em se tratando de combustível e manutenção. Para o dia-a-dia é um carro sensacional. Eu não preciso de muito mais do que um carro como esse. Mas o preço acho que é o grande problema. Ele é muito caro, esses modelos compactos deveriam ser mais baratos.
ResponderExcluirA VW se perdeu no preço e na mão, na era Fusca e Passat emplacavam um carro atrás do outro, sempre foi a marca mais vendida, sempre foi um carro que se enquadrava como popular, robusto e confiável. O posicionando na faixa premium eles faziam com a sua marca irmã AUDI. Mas hoje claramente ela abandonou a linha de entrada, perdeu mercado pra GM e Fiat e tenta se posicionar num mercado recheado de excelente carros japoneses e coreanos que entregam muito mais com um preço melhor. Já a Audi busca rivalizar com Mercedes e BMW. Volks deveria voltar as raízes, fazer carros mais populares e confiáveis. Esse é o dna da VW foi assim com o fusca, brasilia, passat, parati, voyage, gol, santana carros que marcaram época no Brasil.
Ele era pra desbancar o Mobi ou até o Kwid, mas esta mais de 10 mil mais caro e Brasileiro não olha qualidade e sim preço ai muitos estão comprando outros modelos por ai...
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