quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

NOVA FIAT STRADA VOLCANO 2021 - QUAL O MOTIVO DE TANTO SUCESSO?

 

Quando foi anunciada que a nova Fiat Strada usaria o Fiat Mobi como base, se criou uma dúvida se ela repetiria o sucesso da baseada no Fiat Palio. Após testar dois modelos cabine dupla da geração passada com motor 1.4 8v Fire e testar uma semana essa nova, ficou claro que sim, a picape evoluiu e não foi pouco.

A primeira coisa que chama atenção na versão Volcano são os faróis com tecnologia de LED, que assim como fez lá atrás com o Palio entregando projetor em um carro compacto, aqui entrega o que tem de mais atual em tecnologia de iluminação.

 

A grade já entrega a nova identidade da marca com o novo logotipo "FIAT" bem grande somado a bandeira da italiana que é alusiva ao antigo escudo da montadora também. Ainda temos o farol de neblina e o acabamento prateado para fechar os detalhes frontais. 


A traseira foi claramente inspirada em sua "irmã" mais velha, deixando aqui de lado itens como lanternas de LED, indo na contramão da dianteira que chega ser mais moderna que a Toro. A caçamba tem ótimo volume de 844 litros, contando também com a tampa que possui um sistema para tornar ela mais leve no fechamento.


Por dentro fica clara a base do Fiat Mobi, mas teve sim um cuidado para tornar o interior mais parecido com o que as picapes médias entregam hoje do que deixar com aparência de um subcompacto. Quando falamos de acabamento, o plástico domina tudo. 


As portas, mesmo as dianteiras não possuem absolutamente nenhum tecido ou imitação de couro. O maior destaque fica para o puxador que recebe pintura diferenciada. Falando um pouco de itens de série, nessa versão Volcano temos vidro elétrico nas 4 portas e retrovisores elétricos com tilt down, que abaixa o retrovisor para facilitar as manobras. 


Se existe um item de maior destaque desse lançamento sem dúvidas é a nova central multimídia que dispensa cabo para poder se conectar no Android Auto! Ainda temos os comandos no volante para operar algumas funções da central multimídia e do computador de bordo que poderia ter mais funções, mas entrega o básico apenas. 


Ela tem uma boa resolução de tela, entrega duas entradas USB, tem boa velocidade de operação e o toque da tela é rápido como de um celular moderno, deixando para trás aquele toque de GPS do início dos anos 2000.


Apesar de abandonar o antigo sistema Locker, que era um bloqueio de diferencial físico, a Fiat entrega o E-Locker, que usa todo o sistema de controle de tração e estabilidade de série nesse carro para poder entregar a tração para a roda que tiver mais contato com o solo. Além disso, mudou a velocidade de operação, onde no antigo era limitado até 20km/h e agora a tecla TC+ vai até 65km/h.


A capacidade de fora da estrada da nova Strada ficou ainda melhor, entregando um vão livre em relação ao solo de 210 mm. Ainda temos um angulo de entrada de 23,2º (que poderia ser ainda melhor sem os bicos do para-choque), angulo central de 21,6º e de saída de 28,4º.


O motor 1.3 8v Firefly é mais que suficiente para todos os tipos de situações. Minha crítica fica para o cambio, que tem apenas 5 marchas e para não deixar o carro preguiçoso, tem a quinta marcha muito curta, deixando o carro em giro muito alto na rodovia. 


A suspensão traseira feita para carga continua ali junto do estepe que agora fica por baixo da caçamba. Pneus Scorpion ATR 205/60 R15 casam perfeitamente com a proposta dessa picape, sendo uma pena que com o opcional de aro 16" venha com um pneu urbano. 


Em resumo, o carro ficou ainda mais seguro (agora com 4 airbags, sendo 2 frontais e 2 laterais), manteve quase o mesmo espaço da versão antiga, perdendo apenas na largura da cabine, mantêm a boa capacidade de levar carga, ficou visualmente bem mais agradável com as 4 portas e o estilo parecido com as picapes médias e de quebra não fugiu do preço que era praticado nas versões antigas.


Se quiser saber mais detalhes do carro e de forma bem detalhada, temos uma série de vídeos mostrando a nova Fiat Strada Volcano 1.3 Firefly. Tem video dela na terra, rodovia, cidade e muito mais. Só seguir esse link que vai cair na playlist completa dela:

https://www.youtube.com/watch?v=M7FLQmsfIys&list=PL9jXPhFSR71I3PCyZtHjGtQHqVq5bO3eT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Fiat tentou enganar o consumidor brasileiro com o Linea!

 Mesmo a Fiat tentando emplacar o Liena como médio, mesmo ele sendo um compacto, não deixa de ser uma boa compra!