Quando você viu o titulo e viu esse Palio 1.8 R na capa qual foi sua reação? Muitos sem sombra de duvidas ficaram irritados pois não consideram um Palio com motor 1.8 algo realmente esportivo. Já outros sabem das limitações do mercado e são entusiastas de modelos assim não tão especiais de motorização, mas com visual exclusivo. Nessa serie vamos falar desses carros que foram ou ainda são vendidos no Brasil.
Com 115cv no etanol, o motor 1.8 8v flex fazia o Palio acelerar até os 100km/h em 9,2 segundos, o que tornava na época o mais rápido da categoria. Por ser 8 válvulas, o torque já aparecia em baixas 2800 rotações, o que fazia o carro muito esperto e ágil sem precisar esticar tanto a rotação do motor.
Ele tinha sistema de escapamento
e admissão próprios, além de uma nova central eletrônica. Mesmo voltado para
esportividade, o modelo já atendia normas de poluentes que viriam ainda a ser cobradas em 2007. E o consumo também não era esquecido, fazendo do carro bom
para o uso no dia a dia devido ao seu baixo peso, já que pesava 1073kg.
O modelo ainda recebia coletor de admissão com design novo e feito de plástico, sensores de temperatura e pressão de ar, eletroválvula cânister, injetores e sistema de partida a frio. Varias outras coisas foram mudadas para diminuir consumo e vibrações do motor.
Para o modelo ficar ainda mais esportivo, a Fiat fez alguns ajustes na suspensão. Ela é mais firme em função das molas, que ficaram 15% mais rígidas, e da nova calibragem dos amortecedores. Todo esse conjunto novo mais os pneus de perfil 60 resultaram em um veículo 1,2 centímetro mais baixo, quando comparado com a versão HLX do modelo. Mas ainda não era um carro tão de chão e em curvas fortes perdia o contato com uma das rodas com certa facilidade.
O modelo saia de fabrica já equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, trava central, computador de bordo, porta-luvas duplo, comandos internos de abertura do compartimento de bagagem e do reservatório de combustível, brake-light, faróis de neblina, luz interna temporizada e um sistema que permitia ao motorista configurar e personalizar diversas características funcionais do carro.
O mais curioso que um dos opcionais mais modernos da época para ele era o sistema de viva voz para celulares, algo que era item de carros de luxo. Outros opcionais eram os airbags frontais e laterais, algo que pouca gente equipou o mesmo na época. Sensores de chuva e crepuscular, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, volante com regulagem de altura, CD player com MP3, banco do motorista com regulagem de altura e freios ABS também eram opcionais do modelo.
Em se tratando de carro, era um modelo pequeno com espaço interno limitado já naquela época. Porta malas de 290L quebrava um galho. Visualmente contava com faixas laterais que identificavam bem o modelo na rua, grade do radiador e aerofólios em cor cinza, rodas de liga leve aro 14 e lanterna traseira fumê sem aquela parte amarela da seta completavam o visual mais moderno do modelo.
Por dentro os cintos vermelhos era o que chamava mais atenção, item esse que remetia ao Uno 1.5R, mas ainda contava com iluminação do painel vermelha com ponteiros brancos. Em seu lançamento o carro sem opcionais era vendido por R$40.900,00
E então, qual a sua opinião sobre esse Fiat Palio 1.8 R? Gosta do modelo ou acha que era só mais uma versão qualquer de um popular. Deixa aí nos comentários e até um próximo!
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