Hoje vamos falar dos SUV’s mais baratos disponíveis no mercado de usados com menos de 7 anos de fabricação. Na pratica esses carros deveriam ser chamados de Crossovers, mas acaba não sendo um nome muito comercial. Lembrando que estamos aceitando apenas carros com Airbag em nossa lista.
CHERY TIGGO
Quer entrar no mundo dos SUV’s e o capital não é muito? A primeira de nossa lista não poderia ser outra, a Chery Tiggo tem opções a partir de 23 mil reais em unidades fabricadas em 2011 porem já modelo 2012. Sempre com um motor 2.0 16v de 135cv e 18,5kgfm de torque, é um carro com bom desenvolvimento por não ter um porte tão grande, mas não espere um bom 0-100. Seu design é 100% vindo da antiga Toyota RAV4, recebendo apenas algumas modificações.
Como um bom carro chinês, entrega tudo que se espera de um carro básico, como ABS, airbags, radio com usb e CD, banco com ajuste de altura, rodas de liga leve, faróis e lanternas de neblina, apoio de braço para o motorista entre outros itens.
Outro ponto interessante é a suspensão independente nas 4 rodas, freio a disco nas 4 rodas sendo na frente ventilados e na traseira sólidos. A direção é hidráulica e os pneus são grandes 235 60 R16. Seu porta malas tem bons 435 litros. Apesar de não ser o que todos buscam, um suv se destaca pelo vão livre e ângulos de saída e de entrada. No Tiggo, eles são 190mm de vão livre, 28 de saída e 29 de entrada.
Mas claro que nem tudo são flores, os proprietários relatam a manutenção muito cara nas concessionárias. A suspensão costuma ser bem barulhenta e não absorvem tão bem as imperfeições do asfalto. Acabamento é bem simples e risca facilmente. Uma curiosidade é que o freio de mão impede que se engate a 2 marcha simplesmente por que a ponta na alavanca levantada pega no câmbio.
Em resumo, é um carro que fica devendo muito em qualidade construtiva, mas com paciência e disponibilidade de peças em grandes centros é possível pensar em ter um na sua garagem, sendo sem duvidas a opção mais barata de um SUV completo hoje.
HYUNDAI TUCSON
A segunda de nossa lista é uma surpresa, pois esperávamos achar a terceira opção com valores menores do que ela. Mas surpreendemente a Tucson tem unidades com valor de 28 mil reais já a venda. O modelo em questão é a versão mais básica chamada GL, também ano 2011. O modelo conta com um motor 2.0 16v de 142cv e 18,8kgfm de torque.
Possui freio a disco somente na frente, na traseira é usado o velho tambor. A suspensão é independente nas 4 rodas sendo na traseira de braços sobrepostos. A direção é hidráulica e usa os mesmos pneus 235 60 r16 da Tiggo. Seu porta malas é de ótimos 528 litros, digno de uma perua. Nos desafios urbanos de rampas de shopping, ela tem um vão livre de 195mm, já o ângulo de entrada é de 28,2 graus, enquanto o de saída é de bons 31,9 graus.
Apesar dessa unidade ser encontrada por esse preço, o valor médio praticado nesse carro é de 31 mil reais. O carro conta com Airbag, Alarme, Ar condicionado, limpador e Desembaçador traseiro, Retrovisores elétricos, Rodas de liga leve, Radio, Travas e Vidros elétricos. Vale dar uma esticada e buscar uma versão GLS que é mais completa (incluindo ABS) e não custa muito a mais que esse modelo.
FORD ECOSPORT
A terceira de nossa lista é a que praticamente criou a categoria de SUV’s compactos. A Ford Ecosport surgiu em nossa lista com o modelo Freestyle 1.6 Rocam. Apesar de existir muitas opções como a XLT e XLS, nenhuma unidade tinha os itens como ABS e Airbag em nossa busca a nível nacional!
O carro que achamos esta com preço de 29 mil reais. Equipada com o 1.6 8v de 107cv com etanol e 15,3kgfm de torque é de porte menor que as outras duas já citadas por aqui. Apesar desse valor que achamos, seu preço médio é de 34 mil reais, o que mostra que de fato é um carro mais caro que sua concorrente Tucson GL de mesmo ano, mesmo quando zero era mais barata. E isso é um dos diferenciais da Ecosport, ela possui um bom mercado de usados e nessa versão freestyle tem um bom visual que agrada bem ao publico segurando seu valor de revenda bem.
Mas como é um carro derivado do Fiesta Rocam, varias simplicidades são presentes, como o eixo de torção na traseira diferente de ambas que já avaliamos e possuíam suspensão independente nas 4 rodas. Assim como a Tucson ela usa freio a tambor na traseira e ventilado na frente. Seus pneus são menores e mais baratos na hora da troca pois sua media 205 65 R15 é amplamente utilizada em outros veículos. Por outro lado, se quer manter a originalidade do modelo, vai gastar um pouco a mais pelos originais Scorpions ATR. Por ser a menor, tem o ângulo de giro de 10 metros, mais de 1 metro menor que as outras duas.
Porem se a família é grande vai sofrer nesse quesito, pois o porta malas é menor que de um hatch compacto atual, com apenas 296litros. Ângulo de entrada de 28 graus não surpreende, mas o de saída de 34 graus se destaca. O vão livre foi difícil de encontrar, mas a informação mais próxima foi de 200mm.
O carro conta com Airbag, Ar condicionado, CD Player, desembaçador traseiro, Direção hidráulica, Freio ABS, Limpador traseiro, Rodas de liga leve, Travas elétricas e Vidros elétricos. Nessa versão conta com friso lateral maior em grafite, além das rodas pintadas da mesma cor.
RENAULT DUSTER
E a última de nossa lista é a Renault Duster Dynamique 1.6 16v por 33 mil reais. Seu valor médio de venda é de quase 37 mil reais. Com 115cv e 15,5kgfm de torque, também não surpreende em desempenho, mas longe de ser um carro fraco. Também aposta no eixo de torção e freio a tambor na traseira.
Porem seu maior diferencial para a Eco fica para o porta malas de 475 litros. Além disso, tem ângulo de entrada de 30 graus e de saída 35, o campeão de nosso comparativo. E o vão livre também é o melhor, com 210mm.
Seu pacote conta com Airbag, Ar condicionado, Ar quente, Banco com regulagem de altura, CD e MP3 Player, limpador e Desembaçador traseiro, Direção hidráulica, Freio ABS, Retrovisores elétricos, Rodas de liga leve, Travas e vidros elétricos e Volante com regulagem de altura. Ainda conta com comandos atrás do volante para controlar o áudio. Apesar do bom espaço interno na Tucson, o Duster se sai melhor pela altura do piso em relação ao banco traseiro, o que permite viagens mais longas sem dores no joelho como acontece na Tucson.
E é essa a nossa lista de hoje, das 4, qual seria a sua escolha? Tiggo, Tucson, Ecosport Freestyle ou Duster Dynamique? Deixa aí nos comentários.
Vc's não comentaram ainda sobre o Peugeot 206??
ResponderExcluirTenho um sw felline q a suspensão é uma merda,do modo geral;comentem pf.
A dustet e a mais top.
ResponderExcluir